As Festas de fim de ano estão chegando. Dicas para seu Natal!

festa-de-natal

O Natal é uma ótima ocasião para se reunir com a família e os amigos, rir e confraternizar.
Não importa qual é o seu tipo de família e nem se são muitas ou poucas pessoas, você precisa saber como organizar a festa de maneira fácil e precisa. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas que podem ajudar na organização.

– Faça uma lista das pessoas que irão. Pode parecer uma bobeira, mas com a lista torna mais fácil definir quantidades de comida/bebida, gastos e possíveis “lembrancinhas” de Natal.

– Quem paga a festa de Natal? Cada família resolve isso de uma forma. Há famílias que dividem os gastos entre si. Outras preferem combinar que cada um leve um prato do cardápio de Natal.  Existem ainda as mais tradicionais em que o anfitrião paga tudo. Não existe uma maneira correta de se fazer isso. Quem organiza deve pensar decidir pelo que melhor para ele e os outros acatam.

– Defina o cardápio. A comida e bebida são as partes mais importantes da festa de Natal. Pratos como pernil, peru, rabanada, salpicão, farofa são tradicionais na mesa brasileira. Com tanta “comilança de Natal”, ás vezes as pessoas esquecem de incluir a salada. Coloque pelo menos uma salada de folha. Se a família opta por cada um trazer um prato, a comunicação entre todos precisa funcionar bem para que tudo flua da melhor forma possível.

– Faça uma lista com as quantidades de ingredientes para a preparação dos pratos. Coloque tudo em um papel (ou em uma planilha). Você vai saber o seu custo e isso evita várias idas no supermercado.

– Quem tiver dificuldade de organizar a festa de Natal sozinho, pode dividir as tarefas com a família. Um fica responsável pelas compras, outro pela decoração, outro pela comida, pela limpeza e assim por diante.

– Para a troca de presentes vocês podem combinar um amigo secreto. Defina um valor que caiba no bolso de todos. Para dar mais emoção a brincadeira, os participantes podem criar um grupo no WhatsApp para trocar mensagens, anônimas ou não, entre si! Funciona como se fossem bilhetinhos enviados entre os membros do grupo. Você também pode criar uma caixa com o nome de cada participante, para enviar mensagens, mimos e pedir informações, como por exemplo o tamanho da roupa ou alguma sugestão para o presente.

– Não esqueça das crianças. Crie brincadeiras para que elas se divirtam e aguentem ficar acordadas até meia-noite!

Uma sugestão de brincadeira é o Abraço Branco.
Escreva a palavra “branco” em diversos pedaços de papéis e entregue os papéizinhos para os convidados. Diga para eles que deverão manter em segredo a cor que está escrita em seu papel. Explique como a brincadeira funciona: você irá dizer o nome de várias cores e quem tiver a cor que você falou deverá abraçar outro parceiro que também possui a mesma cor, e assim, desejar votos de felicidades nesse Natal. O que os convidados não sabem é que em todos os papéis existe somente a palavra “branco”, Assim, quando você disser “branco”, todos vão se abraçar desejando um Feliz Natal. O momento ideal de fazer esta brincadeira é quando se aproxima a meia-noite. É muito divertido!

CONGESA

CONGESA

O trabalho da Congesa é pautado respeitando seu slogan de que “confiança se constrói”. Assim, a empresa atua de forma a oferecer o melhor a seus clientes, com projetos diferenciados, localização privilegiada, condições especiais de pagamento, parcerias com fortes instituições financeiras, qualidade nos materiais e na mão-de-obra e pontualidade na entrega.

VÍDEO INSTITUCIONAL CONGESA

ACOMPANHE A CONGESA

LANÇAMENTOS CONGESA